Dia 27 de março de 2015, o astronauta americano Scott Kelly foi enviado à Estação Espacial Internacional (ISS), para permanecer lá por 342 dias, até o dia primeiro de março de 2016.
Apesar da ISS existir há 18 anos, esse é o maior período que alguém passou lá de uma só vez. A NASA preferiu aumentar o tempo de estadia para estudar os efeitos disso no corpo e na mente das pessoas, a razão principal é a vontade de enviar tripulações para Marte no futuro.
Uma viagem de ida e volta para Marte demoraria cerca de três anos e as consequências de se ficar isolado em uma nave espacial em microgravidade são muitas: dor nas costas, rápida perda de massa óssea, falta de sono, dores de cabeça, atrofia muscular e mudança no balanço dos líquidos do corpo, que pode causar efeitos irreversíveis na visão. Sem falar nos impactos psicológicos de ver tudo o que você já conheceu, reunido em um único pedaço de terra, finito e distante.
Kelly está passando por muitos testes e experiências para minimizar esses efeitos. E ele tem um irmão gêmeo, que também é astronauta e que ficou na Terra para servir de “controle” já que eles são geneticamente iguais. Ter a possibilidade de estudar o corpo de Kelly em comparação com o do irmão é uma oportunidade muito valiosa.
À bordo da Estação espacial, Kelly, que testemunha um nascer do sol a cada 90 minutos, criou o projeto #yearinspace, no qual compartilha uma foto por dia na sua conta de Twitter.
O resultado são imagens deslumbrantes que nos lembram que somos todos tripulantes do mesmo ponto no espaço e que a Terra vista de fora não é nem tão azul nem tão pálida, e sim um organismo que vibra nas mais variadas cores.
Abaixo estão algumas das fotos que Kelly tirou durante esse ano morando no espaço, acompanhadas das descrições que ele postou no twitter:
Dia 14 – Espero que isso seja pólen ou algas, e não algo feito pelo homem.
Dia 23 – África. Me pergunto como é esse deserto de perto.
Dia 28 – Meu quarto a bordo da Estação Espacial. Todos os confortos de casa. Bom, quase todos.
“Existem partes da Ásia e da América central, que, do espaço você sempre vê através de uma névoa de poluição. Falando sobre a atmosfera, agora que sou capaz de ver toda a superfície, eu poderia dizer que essas áreas estão definitivamente doentes.” Kelly, para CNN.
Dia 79 – São Paulo, Brasil.
Dia 133Dia 136 – Via Láctea. Você está velha, empoeirada, cheia de gases e contorcida. Mas linda.
Dia 141 – Amanhecer com aurora boreal.
Dia 151 – Apreciando os frutos do trabalho. Literalmente.Dia 166 – Vênus acabou de se intrometer atrás da Lua. Boa noite da Estação Espacial.
“Quando pensamos no planeta à distância, geralmente visualizamos duas cores: azul e verde. Água e terra. Eu vi tantas cores lindas, além do azul e do verde, que mostram a Terra de maneiras novas e interessantes.” Kelly em seu Tumblr.
Dia 187 – Nosso planeta parece ter um senso de humor, às vezes.
Dia 177 – Assistimos ao filme Perdido em Marte ontem, aqui da Estação Espacial. E hoje de volta ao trabalho em direção à nossa própria jornada a Marte.
“Quando você olha para a atmosfera ao redor da Terra, eu não diria que ela parece pouco saudável, mas ela definitivamente parece muito, muito frágil, meio como uma camada fina, algo do que nós definitivamente precisamos tomar conta.” Kelly, em entrevista para CNN.
Dia 179 – O rio Nilo à noite é uma visão linda para meus olhos doloridos.
Dia 183 – Me sinto mal pelas pessoas da Coréia do Norte, quando eu vejo com meus próprios olhos que elas vivem sem eletricidade.
Dia 210 – O furacão Patrícia está se aproximando do México. É enorme. Tenham cuidado.
Dia 215 – Selfie na caminhada espacial. De volta ao trabalho!
Dia 241 – Estamos prontos para o jantar de Ação de Graças. Comida desidratada em gravidade zero.
Dia 299 – Bom dia para a aurora boreal e para o noroeste do pacífico!
“Meu lugar favorito na Terra, para ver a partir do espaço é, provavelmente, as Bahamas. As cores brilhantes e variadas da água azul e o contraste… ver tudo isso daqui é bem espetacular.” Kelly no Reddit.
Dia 299 – Bom dia das profundezas azuis das Bahamas.
Dia 319 – Luzes apagadas em um pôr-do-sol vívido.
Dia 321 – Linda Terra. Linda África.
Dia 326 – Arte de neve.Dia 329 – Uma noite sobre a Macedônia.
Bônus – Ping pong com uma gota d’água.
“É um pouco surreal saber que você está na sua pequena espaçonave, e que apenas alguns centímetros de você está uma morte instantânea.” Astronauta Scott Kelly, para Reddit.